DIA INTERNACIONAL CONTRA A HOMOFOBIA, BIFOBIA E TRANSFOBIA – UM COMBATE PELA LIBERDADE E PELOS DIREITOS

Este é o dia internacional em que se assinala a declaração de que a homossexualidade deixou de ser classificada como uma doença pela OMS, em 17 de maio de 1990. Constituiu um marco decisivo no combate à discriminação e ao preconceito, pela afirmação dos direitos das pessoas LGBTIQ+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans, Intersexo e Queer).

Para além de todas as lutas contra as discriminações, uma das formas de combater o preconceito e as várias fobias, é a visibilidade social e política das pessoas LGBTIQ+. O ato simbólico de hastear a bandeira Arco-íris em instituições públicas é o reconhecimento dos direitos de cidadania desta comunidade.

A Câmara Municipal do Porto recusou hastear a bandeira Arco-íris no dia de hoje, 17 de Maio. A justificação refere que a autarquia “não tem como prática hastear bandeiras, para além das protocolares”. O Conselho Consultivo para as questões LGBTIQ+ acusa Rui Moreira e esta maioria do executivo municipal de “falta de sensibilidade”, relembrando que várias outras cidades portuguesas, com destaque para Lisboa, adotam a prática neste dia.

Hoje, perto das 11 horas, a Câmara Municipal de Lisboa, com a presença do presidente do Município, Fernando Medina (PS), e das vereadoras Paula Marques (CPL) e Ana Jara (PCP), hasteou na varanda dos Paços do Concelho a bandeira Arco-íris, com a participação de várias organizações e ativista LGBTIQ+.

Hastear da bandeira Arco-íris na Câmara Municipal de Lisboa
Na Junta de Freguesia de Misericórdia (Lisboa) com André Soares (BE), Carla Madeira (PS) e Eunice Gonçalves (Técnica da JF).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.