Hospital de Braga despede enfermeiros no pico da pandemia

Em declarações à RUM (Rádio Universitária do Minho), Gorete Pimentel, do SITEU, acusou o Hospital de Braga de estar a “despedir” enfermeiros com contrato de substituição, numa altura em que Portugal “importa” profissionais de saúde de outros países para combater a pandemia.

A dirigente sindical dos enfermeiros sublinha que os profissionais de saúde devem ser compensados pelo esforço e dedicação e acusa o Governo de “fingir trabalho” ao aceitar ajuda internacional com mais profissionais de saúde ao mesmo tempo que dispensa os seus profissionais

A Administração do Hospital responde que se limita a cumprir com o que está regulado pela lei do Código do Trabalho, como argumento para manter trabalhadores da saúde na precariedade e, em plena pandemia, despedir enfermeiros.

Gorete Pimentel

Em declarações à Lusa, a presidente do SITEU, Gorete Pimentel, garantiu que, só em janeiro, o hospital já dispensou 10 dos 31 enfermeiros que estavam em regime de substituição, alguns deles há mais de dois anos.

“Numa altura em que o Serviço Nacional de Saúde está em rutura e Portugal se viu mesmo obrigado a pedir ajuda e `importar` profissionais de saúde de outros países para o combate à pandemia de covid-19, é incompreensível, é um verdadeiro contrassenso, é uma enorme incoerência que o Hospital de Braga esteja a despedir enfermeiros”, referiu.

Gorete Pimentel reivindica que estes enfermeiros devem assinar um contrato de trabalho por tempo indeterminado, “pois já demonstraram nos anos que trabalham na instituição que são necessários e imprescindíveis”.

A administração do Hospital de Braga refere que “a aplicação do contrato de trabalho a termo resolutivo em regime de substituição encontra-se de acordo com o regulado pela lei presente no Código de Trabalho, cumprindo-se com os fundamentos previstos na celebração deste tipo de contrato”.

Laconicamente, a Administração hospitalar conclui que “à data de hoje, e sobre a matéria em questão, não existe informação a acrescentar”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.