Enfrentar o populismo nas eleições autárquicas *

Conhecidos os resultados da candidatura presidencial da ultradireita e o perfil do seu eleitorado, é cada vez mais clara a hipótese da multiplicação de candidaturas da direita ultramontana às autarquias.

Tais candidaturas serão seguramente encabeçadas por trânsfugas do PSD e do CDS, pois estes partidos albergam deste sempre inúmeros personagens reacionários que esperavam o caudilho que agora vislumbram saindo da bruma.

Perante o surgimento a nível local das candidaturas dos ultras devemos além do cerco sanitário obrigatório a estas listas, promover candidaturas capazes de enfrentar e derrotar o populismo.

Como construir estas candidaturas é um debate que tem de ser feito e é urgente! 

Alargar, falar e ouvir é o caminho. Procurar consensos em torno de um programa de esquerda que dê respostas claras ao nível local às questões da crise climática, dos transportes e dos espaços públicos. A implementação imediata de um parque habitacional público para responder ao problema do acesso à habitação, procurar outras soluções para promover o emprego sustentável a nível local, evoluir para mecanismos de gestão participada dos espaços e dos recursos são alguns dos aspetos que deverão ser tidos em conta num programa de esquerda anti populista.

O espaço e os atores deste processo não devem ser objeto de qualquer limitação colocada à priori, e devem ser as organizações locais a ponderar as diferentes possibilidades e vias para construir os instrumentos que melhor sirvam o propósito servir as populações que é a melhor forma de derrotar a ultradireita.

* José Moreira

José MOREIRA | Universidade do Algarve | BSc, MSc, PhD | Universidade do  Algarve, Faro | UALG | Departamento de Química e Farmácia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.