SOBREVIVER NO PORTUGAL DESIGUAL *

Hoje, que tanta se fala em urgência climática, não faz mais sentido teimar em ignorar que o país precisa de “mais ferrovia”, e que esta é uma medida que permite também a reconversão energética no nosso país.

O comboio foi, e é, um meio importantíssimo de coesão do território, de aproximação de regiões e de vidas, um meio de ligação estreita entre todos.

Infelizmente, há muitos anos que vimos assistindo ao desmantelamento da nossa rede ferroviária e à degradação da CP. O interior ficou cada vez mais isolado, as suas populações mais fragilizadas, as assimetrias mais acentuadas e à mercê das empresas de transportes privados. O Estado tem que ser responsabilizado.

Amarante não foi excepção. Em 25 de Março de 2009 festejou-se, com toda a pompa e circunstância, o centenário do troço da Linha do Tâmega, entre Livração e Amarante, para, de seguida, ser ordenado o seu encerramento, oficialmente para que a Linha pudesse ser submetida a profundas obras de beneficiação, com a promessa de reabertura 2 anos depois.

Nunca veio a acontecer, acabou por ser definitivamente encerrada em 1 de Janeiro de 2012.

Enquanto todos os países investem na sua rede ferroviária, Portugal até deixa que os carris sejam arrancados e vendidos como ferro velho. Temos de uma vez por todas investir na modernização das linhas, no reforço do material circulante.

É impensável a ideia de um país sem uma rede ferroviária forte, e sem uma empresa robusta e pública que ligue todos os portugueses, de todos e para todos.

Objectivamente, o país precisa de definir que ferrovia efectivamente pretende, sabendo que, qualquer decisão de hoje, só terá efeitos vários anos depois.

Ou seja, precisamos de uma política e de um plano estratégico a longo prazo, para bem da mobilidade e da descarbonização da economia.

* Lisa Antunes

Lisa Antunes from New Jersey - Address, Phone Number, Public Records |  Radaris

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.