No 100º aniversário de Bernardo Santareno estreia peça baseada na luta de classes em plena Reforma Agrária – “O Punho”

Estreia hoje, 19 de novembro, a peça “O Punho” de Bernardo Santareno, centrado na luta de classes em redor da Reforma Agrária, que estará em cena até 20 de dezembro na Escola de Mulheres – Oficina de Teatro, Sala de Teatro do Clube Estefânia, em Lisboa.

O espetáculo apresenta, sob a direção artística de Marta Lapa e Ruy Malheiro, a luta de classes no contexto da Reforma Agrária no Alentejo, durante os anos 70, no antes, durante e após Revolução, dando vida às duas personagens principais da obra – a trabalhadora agrícola Maria do Sacramento e a latifundiária D. Mafalda.

Bernardo Santareno (1924-1980) e Fernanda Lapa (1943-2020)

Duas mulheres fortíssimas em lados opostos da barricada protagonizam a ação, transposta para a cena teatral sem maniqueísmos, ressalvando a humanidade das personagens levadas a agir pelo seu sentido de classe, pelo sofrimento e pelos afetos.

A encenação é coletiva “por manifesta vontade de Fernanda Lapa que definiu, ainda em vida, a equipa artística e técnica bem como o espaço cénico e figurinos desta criação”, segundo comunicado difundido pela Escola de Mulheres. Com texto a partir da obra de Bernardo Santareno “O Punho” e música de Janita Salomé, a peça conta com um coro trágico, à maneira grega, que sublinha ou suscita toda a ação.

Intérpretes e cocriadores: Maria d’Aires, Margarida Cardeal, André Levy, Marta Lapa, Vitor Alves da Silva, André Leitão, Hugo Nicholson e Ruy Malheiro.

A lotação máxima por sessão é de 40 espectadores, no Espaço Escola de Mulheres (Sala de Teatro do Clube Estefânia), Lisboa (horário: quartas a sábados às 20h; domingos às 17h).

Foto de José Manuel Marques

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.