Bloco de Esquerda rompe acordo com PS em Queluz-Belas/Sintra pela autonomia, transparência e combate à corrupção

Na sequência das eleições autárquicas de 2017, o Bloco estabeleceu um acordo com o PS na freguesia de Queluz-Belas, no concelho de Sintra, para a integração do executivo da Junta de Freguesia.

O acordo exigia, entre outras situações, a viabilização dos principais documentos e ações daquele executivo autárquico dominado pelo PS. Esta situação tornou o BE completamente dependente do executivo e inoperante perante a população em geral e diante dos seus eleitores em particular.

Com o decorrer do mandato, os cidadãos têm vindo a reclamar uma maior proximidade do executivo da Junta de Freguesia junto da população, nomeadamente clubes e outras associações populares, o que estava longe de acontecer.

Entretanto, foi publicamente noticiado que o tesoureiro daquela Junta de Freguesia, Hugo Frederico, dirigente distrital do PS e administrador da Empresa Municipal de Estacionamento de Sintra, que havia já chefiado o gabinete da ministra Ana Paula Vitorino na anterior Legislatura, foi condenado em Tribunal com 2 anos de pena suspensa e a devolver milhares de euros obtidos por esquema fraudulento, ludibriando a Junta de Freguesia de Queluz-Belas como também a antiga Junta de S. João das Lampas (ver Público 24/10/20).

Conforme uma nota da plataforma Convergência em Sintra, a situação impunha, de imediato, que o BE rompesse o acordo e exigisse a demissão imediata de Hugo Frederico. O executivo da Junta de Freguesia continuou a manter em funções o tesoureiro, o que levou, passadas duas semanas, o eleito do BE a pedir a demissão do executivo e a consumar a rutura do acordo PS-BE em Queluz-Belas.

A Coordenadora Concelhia do BE de Sintra deverá publicamente solidarizar-se com o eleito bloquista e condenar a posição do executivo PS para que se renove a confiança da população no BE, em defesa da autonomia de intervenção na freguesia, da transparência e do combate à corrupção, refere a nota da Convergência Sintra.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.