O CORONAVÍRUS NÃO É DEMOCRÁTICO: EXCLUSÃO, HABITAÇÃO E RACISMO | 10/JUNHO | 21h15

O aumento do número de infectadas/os pelo coronavírus na Área Metropolitana de Lisboa tem merecido a preocupação pública, com ampla cobertura noticiosa, intervenção política e actuação sanitária. E é ao esmiuçar as características populacionais e geográficas, bem como as medidas adoptadas para a contenção da propagação do vírus, que ressaltam as desigualdades sociais associadas ao contágio, tanto no sentido preventivo, como em termos reactivos. 

A repressão policial utilizada no Bairro da Jamaika, no concelho do Seixal, contrasta com o modelo de actuação utilizado para as plataformas logísticas da Azambuja. A precariedade dos vínculos laborais expõe a população trabalhadora a maior risco de contágio. A ausência da segurança habitacional impede que o confinamento, de facto, tenha lugar.

Com o objectivo de debater os efeitos da pandemia no acesso à habitação, no direito ao confinamento e na justiça social, a Convergência de Setúbal promove a videoconferência “O coronavírus não é democrático”, juntando diferentes activistas na luta contra a exclusão e o racismo e pelo direito à habitação.

Estão confirmadas as participações de Paula Cardoso (activista do Projeto “Força Africana” e jornalista), Rita Silva (activista pelo Direito à Habitação e investigadora no ISCTE), de Alexandra Santos e Yara Monteiro (representantes do INMUNE – Instituto da Mulher Negra em Portugal).

O evento decorre dia 10 de junho, quarta-feira, às 21h15.

Será um debate aberto, onde todas e todos podem participar. Para aceder, clicar, à hora marcada, em https://videoconf-colibri.zoom.us/j/91371423710?pwd=VzVWRG1JRkh5emR1OFhWVlRUMC9oUT09 

Fonte da foto de destaque: Público.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Foto do Google

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Foto do Facebook

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.