Convergência Lisboa promove debate sobre uma política alternativa para o direito à cidade.

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/95816880941?pwd=ekF3WkEyMTlKeGVkcDZCbFlXUk9ZZz09

Com Acácio Pires, ambiente, Fernando Nunes da Silva, urbanismo e mobilidade, Rita Silva, habitação, Rogério Roque Amaro, direitos sociais e participação e Daniela Louro como moderadora.

Dia 9 | Terça feira | 21 horas | Clicar aqui para estabelecer a ligação

Lisboa é uma cidade em permanente mudança, com certeza que nalguns aspetos para melhor, mas é evidente também que se tornou numa cidade mais difícil para se viver, com milhares de pessoas a serem obrigadas a deslocar-se para as periferias, a gastarem mais tempo das suas vidas em movimentos pendulares e em transportes sobrelotados. Saíram da cidade porque foram expulsas pelos valores inatingíveis da habitação, pela onda de turistificação que levou a despejos, pela carência de apoio acessível para as crianças, também para os idosos, por uma vida cada vez mais difícil marcada pela precariedade, pela austeridade, pelos salários baixos, muitas vezes pelo desemprego.

Perderam-se muitos anos no aumento da oferta pública de habitação, nos transportes, nas creches para as crianças, no sistema de apoio a idosos, no que é mais importante para as pessoas. O urbanismo continua a estar sujeito aos negócios do imobiliário e à circulação do automóvel. O alargamento do aeroporto da Portela avança, com absoluto desrespeito pelas pessoas e pelo ambiente. A ideia de uma nova onda turística permanece, apesar das lições que deviam ser tiradas da crise provocada pela covid-19. As carências no social continuam, com as pessoas mais vulneráveis desprotegidas.

É por isso que é preciso ir à luta. Manter espírito crítico e verdadeiramente transformador. Escrutinar as políticas municipais e também as que dependem do Estado. Queremos Lisboa para todos e para todas. Cidade para viver com dignidade, trabalhar com direitos e receber bem quem nos procura em visita ou como refúgio. A cidade solidária e que não vira as costas às dificuldades. A cidade que respeita a diferença e sabe ouvir. A cidade que protege os que mais precisam. Amiga das crianças e dos idosos. A cidade da vida inteira, e para isso o que conta é o essencial, é a cidade partilhada. É o direito à cidade que tem de ser conquistado.

Clicar nesta ligação para entrar, dia 9, 21 horas, na videoconferência:

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/95816880941?pwd=ekF3WkEy-MTlKeGVkcDZCbFlXUk9ZZz09

Programa eleitoral autárquico BE Lisboa disponível aqui para eventual consulta.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Foto do Google

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Foto do Facebook

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.