Floresta em Portugal: um desastre anual ou uma oportunidade de desenvolvimento? | Debate por videoconferência

A crise sanitária expôs as graves carências e desigualdades da sociedade, as fragilidades em que assenta uma economia com uma enorme dependência externa, os problemas da turistificação, da precariedade, do desinvestimento nos serviços públicos, com as expressões mais dramáticas dadas pelo visível crescimento do número de pessoas sem-abrigo, pela mendicidade ou pelos idosos amontoados em lares desqualificados.

Do outro lado, estão os problemas que podem ficar submersos pelo tsunami da crise, mas que ainda há pouco tempo eram considerados desígnios nacionais. A procura de propostas e de soluções nas frentes mais urgentes não pode deixar à margem nem autonomizar-se das políticas para o ambiente, para o combate às assimetrias territoriais, para a floresta, para a sobrevivência das populações e das regiões do interior.

Agora que o Governo prepara o pós-Covid, com a progressiva abertura da economia e da sociedade, não podemos esquecer o período crítico dos fogos florestais que se aproxima, com conhecidos impactes ambientais, económicos, territoriais, sociais e até em vidas humanas, que nos interpela sobre o que foi feito para garantir a proteção civil, para mudar a floresta, para defender o ambiente e as pequenas economias locais, e o que é preciso fazer. O tema da Conferência Online, do próximo dia 29, “Floresta em Portugal: um desastre anual ou uma oportunidade de desenvolvimento?” também procura responder à situação económica e social criada pela pandemia, e prepara-nos para intervir num período crítico, que se tornou cíclico, que se entrelaçará com uma crise que está longe de ficar debelada.

Para ligação à Conferência Online clicar aqui (não necessita inscrição prévia)

Link para a Conferência Online (plataforma Zoom/Colibri) dia 29, quarta feira, às 21:30 h: 

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/96688793357?pwd=YUJkQnEwS2JIVmtDTDlkdjZ2SFNwUT09
Recomenda-se estabelecimento da ligação uns minutos antes das 21:30 h

Um pensamento sobre “Floresta em Portugal: um desastre anual ou uma oportunidade de desenvolvimento? | Debate por videoconferência

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.